Data
Dia da Doceira é celebrado neste sábado
Festejo deveria acontecer em plena edição da Fenadoce, mas será comemorado de forma diferente este ano
Infocenter -
O Dia da Doceira, 6 de junho, que deveria se passar em plena edição da Fenadoce, será comemorado de maneira diferente neste ano. Além do patrimônio histórico, o doce é apontado como um dos principais atrativos da região, tornando Pelotas - sua capital nacional - a grande referência no ramo.
O Dia da Doceira em Pelotas foi instituído pela Lei 6.582/2018, de autoria do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), vereador à época. A Lei foi assinada a Feira Nacional, pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).
“As doceiras representam o que há de melhor entre os pelotenses, que é a capacidade de criar, gerar emprego e renda. Elas nos deram nosso símbolo e dão continuidade ao nosso patrimônio imaterial, a arte de fazer os doces. Obrigada por acreditarem na cidade e fazerem o pilar que sustenta esta festa”, destaca a prefeita.
Para a sócia da doçaria Delícias Portuguesas, Maria Alzira Rosa Carreira, “a Fenadoce está fazendo falta, mas compreendemos a impossibilidade de sua realização”. Segundo a empreendedora, o que garante o êxito da Feira é o público. “Não se justificaria investir e montar a estrutura. As comemorações do Dia da Doceira eram na Fenadoce. Neste ano, festejaremos em meio a dificuldades, mas com esperança”, comenta Maria Alzira.
Referindo-se ao setor doceiro, a empresária diz: “Todos nós fomos muito abalados pela pandemia do novo coronavírus. As pequenas empresas registram prejuízos.” A Delícias Portuguesas fechou as portas por um período, atendendo ao Decreto de medidas de enfrentamento à Covid-19, teve de dar férias coletivas para um grupo de colaboradores, “e fomos nos ajeitando como podíamos”, conta. Hoje, o local atende com 50% dos funcionários e horário reduzido.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário